terça-feira, 13 de junho de 2017

Álcool

Resultado de imagem para Alcool da ilhaálcool é uma classe de compostos orgânicos que possui, na sua estrutura, um ou mais grupos de hidroxilas ligados a carbonos saturados. É utilizado como combustível, esterilizante e solvente. É o componente principal das bebidas alcoólicas.
Seus tipos são:
  - Álcool etílico, é o tipo de álcool mais comum. Está contido nas bebidas alcoólicas, é usado para limpeza doméstica e também é combustível para automóveis. A fórmula do álcool etílico é CH3CH2OH.
  - Metanol, é um álcool que nunca deve ser ingerido, pois é muito tóxico para o fígado. A fórmula do metanol é (CH3OH).
  - Álcool anidro, é um álcool com até 1% de água (já que é difícil a obtenção de álcool totalmente puro), e pode ser adicionado à gasolina para aumento da sua octanagem, atuando como antidetonante, para que a gasolina possa ser comprimida no pistão do motor carburante ao máximo e não entre em combustão antes de acionada a vela do motor.
  - Álcool bornílico, é obtido ligado com o hidroterpendio que corresponde a cânfora (substância cerosa com um forte e penetrante odor). 
  - Álcool desnaturado, que é uma composição com o metileno (classe de compostos neutros que possuem um átomo de carbono divalente.



O álcool possui 3 classificações; Álcoois primários, secundários e terciários.
  - Primários: Os álcoois primários têm o grupo hidroxila ou oxidrila ligado a um carbono primário, como por exemplo o etanol. Sua fórmula geral é:


  
  - Secundários: A fórmula geral dos álcoois secundários é:

Alcool-secondaire.gif (onde "R" representa um radical hidrocarboneto qualquer).
Os álcoois secundários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono secundário (isto é, um átomo de carbono que está ligado a apenas dois outros átomos de carbono), como é o caso do 2-propanol.
2-propanol.png

  - Terciários: Os álcoois terciários têm o grupo hidroxila ligado a um carbono terciário. Como o 2-metil-2-propanol e o trimetilcarbinol. 


Produção.
O álcool é produzido a partir de matérias primas com origem vegetal que possuem altos índices de frutose. A principal matéria prima utilizada é a cana-de-açúcar, mas podem também ser usadas outras matérias como o milho, a mandioca e o eucalipto.
Após o corte, é feito o transporte da matéria para a usina, onde ocorre a lavagem e a moagem seguida da filtragem, de onde são obtidos a garapa e o bagaço. A garapa é aquecida, formando um líquido viscoso e rico em açúcar, o melaço.
Depois, adiciona-se ao melaço um pouco de água e ácido, de onde obtemos o mosto. Após 50 horas de fermentação 13% do mosto torna-se álcool e é enviado para a destilação.


Consumo pelo ser humano.
O álcool é uma droga depressora do sistema nervoso central que causa desinibição e euforia quando ingerido na forma de bebidas alcoólicas pelos seres humanos. Em doses mais altas, o álcool é prejudicial a saúde, podendo causar estupor e até coma.
Os efeitos do álcool são percebidos em dois períodos: um de estímulo e outro de depressão. No primeiro período, o usuário se torna eufórico e desinibido. No segundo momento, ocorre descontrole, falta de coordenação motora e sono.
Em caso de suspensão do consumo, pode ocorrer a síndrome da abstinência, caracterizada por confusão mental, visões, ansiedade, tremores e convulsões.
Os efeitos agudos do consumo do álcool são sentidos em órgãos como o fígado, coração, vasos e estômago. Segundo a OMS, o consumo de álcool quando superior a 60 gramas por semana é considerado abusivo e extremamente nocivo para a saúde. No mundo, 11,5 % dos consumidores de álcool bebem em excesso semanalmente. Estima-se que pelo menos 2,5 milhões de pessoas em todo o mundo morrem por ano por causa do consumo inadequado de álcool.


Abaixo um vídeo explicando um pouco sobre a função orgânica - ÁLCOOL.


Nenhum comentário:

Postar um comentário

Cetona

* Definição: Cetona é todo composto orgânico que possui o grupo carbonila (C = O) em um carbono secundário da cadeia, ou seja, esse grupo...